sexta-feira, 5 de outubro de 2007

História da MTV

As raízes da MTV podem ser traçadas até 1977, quando a Warner Amex Cable (uma joint venture entre a Warner Communications e American Express), uma empresa de televisão a cabo, lançou o primeiro sistema de televisão a cabo interativa, QUBE, em Columbus, Ohio (EUA). O sistema QUBE oferecia diversos canais especializados, inclusive um canal infantil chamado "Pinwheel", que mais tarde tornaria-se a mundialmente famosa Nickelodeon. Um destes canais especializados era o Sight On Sound, um canal musical que apresentava vídeos de shows e programas de TV musicais; e com o sistema QUBE interativo, os telespectadores podiam votar em suas canções e artistas favoritos. O formato da programação da MTV foi criado pelo executivo de mídia e visionário, Bob Pittman, que mais tarde se tornou presidente e chefe executivo da Rede MTV.[1] Pittman tinha testado o formato de música produzindo e apresentando um "show" de 15 minutos, "Album Tracks," na Rede WNBC, Nova Iorque, no fim dos anos de 1970. O chefe de Pittman, Chefe Executivo da WASEC, John Lack, tinha dirigido uma série de TV chamada "Pop Clips," criada pelo artista multi-milionário, ex-Monkee (i.e. "The Monkees"), Michael Nesmith, o qual mais tarde, no fim dos anos de 1970, tinha a sua atenção voltada para o formato de video de música.[2] Foi esta idéia criativa de Michael Nesmith, com seu programa "Pop Clips," vendida a Time-Warner/Amex, que levou-os a introduzir o mesmo formato de programa a o que se tornaria a Rede MTV. A popularidade do canal no sistema QUBE fez, eventualmente, com que a Warner Amex comercializasse o canal nacionalmente para outros serviços a cabo. Isto aconteceu na meia-noite de 1º de agosto de 1981, com a adoção do formato videoclipe, e a mudança de nome para "MTV - Music Television", um evento que começou um fenômeno cultural.

A MTV começou em Nova York em 1981, e tornou-se disponível para a maioria dos Estados Unidos na metade dos anos 80 com a expansão nacional do cabo. Quando a MTV chegou à europa era transmitida para todos os paises europeus apenas uma MTV[MTV EUROPE], mas no inicio da década de 2000 foi feita a separação das MTV para todos os Paises Como MTV Portugal, MTV España. E assim começou a passar música portuguesa na MTV.

O primeiro videoclipe a passar na MTV foi "Video Killed the Radio Star", dos The Buggles. Na Europa, o primeiro clipe a passar foi "Money for Nothing", do Dire Straits, que comicamente começa com a frase "I want my MTV", ("eu quero minha MTV"). No Brasil, o primeiro clipe exibido foi Garota de Ipanema de Marina Lima. O formato inicial do canal era baseado em rádios Top 40. Jovens e bonitos homens e mulheres foram contratados para apresentar a programação do canal e para introduzir os vídeos que estavam sendo apresentados. O termo "VJ" (video jockey) foi criado, uma referência ao termo "DJ" (disc jockey). Muitos VJs eventualmente acabaram virando celebridades. Os primeiros videoclipes que passavam na programação do canal nos anos 80 eram geralmente material promocional e clipes retirados de shows ou de quaisquer fontes que pudessem ser encontradas; conforme a popularidade do canal aumentava, as gravadoras analisavam o potencial dos videoclipes para a divulgação de seus artistas, e o número de clipes feitos especialmente para o canal aumentava. Vários diretores de filmes respeitáveis começaram sua carreira criando vídeos musicais.

Um grande número de estrelas do rock dos anos 80 e anos 90 tornaram-se "artistas da casa" da MTV. Bandas dos anos 80 que promoveram-se na MTV incluem Duran Duran e Bon Jovi. Michael Jackson lançou a segunda onda de sua carreira através da MTV. Madonna veio à fama na MTV nos anos 80.

Nenhum comentário: